Rondônia, Amazonas e Espírito Santo já são estados de maioria evangélica, aponta pesquisa

  • 18/02/2025
Rondônia, Amazonas e Espírito Santo já são estados de maioria evangélica, aponta pesquisa
Rondônia, Amazonas e Espírito Santo já são estados de maioria evangélica, aponta pesquisa (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa recente revelou que já existem estados no Brasil onde a maioria da população é evangélica.

O estudo “Vai na fé! O impacto eleitoral do crescimento dos evangélicos”, realizado pela Mar Asset Management e divulgado em janeiro, revelou o crescimento da população evangélica em todas as regiões do país.

Rondônia, Amazonas, Espírito Santo e Acre já são estados majoritariamente evangélicos, de acordo com a estimativa dos pesquisadores.

Em 2022, 52% da população em Rondônia era formada por evangélicos e 50% da população amazonense era evangélica. No Espírito Santo, a porcentagem era 47% e, no Acre, 46% eram evangélicos.

Segundo a pesquisa, o número de estados brasileiros de maioria evangélica crescerá para oito em 2026.

Os estados de Rondônia e Amazonas serão 58% evangélicos, seguidos pelo Amapá (53%), Espírito Santo (52%), Acre (51%) e Rio de Janeiro (46%).

O estudo calcula que o número de evangélicos em todo o Brasil subirá para 35,8% em 2026.

De 2010 a 2024, não houve estagnação nem diminuição de evangélicos em nenhum estado do Brasil. Até o final do ano passado, 74 milhões de brasileiros eram evangélicos.

Crescimento por regiões

As regiões com mais evangélicos serão as regiões Norte (48%) e Centro-Oeste (43%), seguido pelo Sudeste (38%) e Sul (31%). A região com menor crescimento será o Nordeste (29%).

O levantamento da Mar Asset também registrou o crescimento do número de igrejas evangélicas

Na última década, o número de templos dobrou, chegando a mais de 140 mil templos no ano passado. Em média, cerca de 5 mil igrejas foram abertas por ano. Segundo os estudiosos, mais denominações evangélicas serão abertas até 2026.

Seguindo uma posição política conservadora mais à direita, os evangélicos estão transformando o cenário eleitoral no país, de acordo com a pesquisa.

“Eles votam alinhados com pautas conservadoras e ligadas a costumes. Esses eleitores não querem optar por candidatos que defendem, por exemplo, o aborto”, explicou Raphael Santos, economista que participou do estudo.

“Os evangélicos passaram a avaliar de maneira bem mais positiva o governo Bolsonaro e, negativamente, o governo Lula. Essa diferença vai em linha com as pesquisas de intenção de voto, que mostraram uma diferença bem grande nas eleições a partir de 2018 no estrato religioso”, afirmou o estudo.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/rondonia-amazonas-e-espirito-santo-ja-sao-estados-de-maioria-evangelica-aponta-pesquisa.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes