Os pentecostais e o Solus Christus

  • 21/11/2024
Os pentecostais e o Solus Christus
Os pentecostais e o Solus Christus (Foto: Reprodução)

Solus Christus é a segunda das Solas que sintetizam a teologia dos reformadores. Esse pila explica a centralidade de Jesus Cristo nas Escrituras. Ele é o Verbo de Deus (João 1:1), o Salvador do mundo (João 3:16) e o único caminho para o Pai (João 14:6).

Os reformadores enfatizavam a importância de colocar o Senhor Jesus no centro das pregações. Conforme Anglada, "a pregação reformada é particularmente cristocêntrica [...] sua pessoa, morte expiatória, ressurreição e reino eram o tema sempre presente das mensagens deles" (ANGLADA, 2005, p. 123).

Jesus é a Cabeça da Igreja, e nós, como Corpo de Cristo, devemos obediência a Ele.

Mas os pentecostais seguem o Solus Christus? Embora sejam um grupo religioso que enfatiza o poder do Espírito Santo, sua teologia é totalmente cristocêntrica. Para fundamentar esse argumento, baseamo-nos no quadrilátero assembleiano, cuja origem está na pregação dos pioneiros das Assembleias de Deus: "Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e breve voltará."

O primeiro tópico do quadrilátero assembleiano é "Jesus Cristo salva". Os pentecostais reconhecem a centralidade de Jesus Cristo como o único capaz de oferecer salvação, não por méritos humanos, mas exclusivamente por Sua graça, conforme ensinado em Efésios 2:8: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus."

O segundo tópico é "... cura...". A cura divina é reconhecida como um dos dons espirituais mencionados em 1 Coríntios 12:1-11. Os pentecostais acreditam na atualidade desses dons, dados para a edificação do Corpo de Cristo e para que Deus seja glorificado.

Entretanto, aqueles que utilizam os dons espirituais para serem "exaltados" ou "promovidos" estão completamente distantes das Escrituras e da teologia reformada.

O terceiro tópico é "... batiza com o Espírito Santo...". Os pentecostais creem que as manifestações do poder do Espírito Santo, incluindo o falar em línguas, que ocorreram na Igreja Primitiva, continuam acontecendo nos dias de hoje. O próprio Jesus prometeu esse revestimento em Atos 1:8. Esse evento aconteceu na Igreja Primitiva (Atos 2) e permanece atual, pois Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8).

Parafraseando Robert Menzies: "Pentecostes – Essa história é a nossa história."

O último tópico é "... breve voltará". O pentecostalismo global aceita as diferentes visões escatológicas existentes, como amilenismo, pós-milenismo ou pré-tribulacionismo. Ninguém é menos "pentecostal" por adotar uma dessas perspectivas, pois a essência está na crença central de que Jesus Cristo voltará. Essa expectativa da segunda vinda de Cristo une os pentecostais em sua fé e esperança escatológica.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Os pentecostais e o Sola Scriptura

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/ediudson-fontes/os-pentecostais-e-o-solus-christus.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes