Juristas evangélicos denunciam bloco por blasfêmia contra Jesus: "Ofensa à fé cristã"

  • 03/02/2025
Juristas evangélicos denunciam bloco por blasfêmia contra Jesus: "Ofensa à fé cristã"
Juristas evangélicos denunciam bloco por blasfêmia contra Jesus: "Ofensa à fé cristã" (Foto: Reprodução)

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) apresentou, em 31 de janeiro, uma denúncia ao Ministério Público do Rio Grande do Sul referente à performance realizada por um integrante do Bloco da Laje, de Porto Alegre, durante o pré-Carnaval de rua.

O ofício da entidade de juristas evangélicos aponta que o artista, conhecido como Chico Macalão, ao representar Jesus Cristo, realizou um striptease, removendo suas roupas até ficar apenas de tanga estilo fio-dental, enquanto simulava movimentos de caráter sexual.

Durante a performance, que aconteceu em 26 de janeiro, o artista usou uma coroa de espinhos com as cores da bandeira LGBTQ+ enquanto cantava a música “Pregadão”, de autoria do bloco, acompanhado pelo público.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ANAJURE l Juristas Evangélicos (@anajureoficial)

No ofício a entidade explica que a letra da canção, entre outras coisas, diz que Jesus não poderá descer para “brincar” com o bloco, pois hoje está “pregadão”, em claro deboche à crucificação de Jesus Cristo.

“A resposta vem, repetida múltiplas vezes: ‘Vamos tirar Jesus da cruz’. A gíria ‘pregado’, ou ‘pregadão’, ao que se sabe, diz respeito a figura sem forças, ou mesmo alguém que se encontra em estado de embriaguez”, diz a ANAJURE.

Vilipêndio religioso

Segundo a entidade, a performance é uma violação dos direitos das comunidades cristãs, configurando vilipêndio religioso, e que a liberdade artística e de expressão não é absoluta, conforme decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ao invés da representação dignificada que usualmente lhe é dada, os envolvidos o representam em performances eróticas e degradantes, em atos considerados imorais pela tradição cristã, com o intuito de ofender os adeptos das religiões cristãs”, afirma a entidade. “Por fim, a canção profere ofensas contra aqueles que não concordam com sua subversão da imagem de Jesus Cristo, chamando-os de ‘gente nefasta’”.

A denúncia também afirma que o evento e a canção "Pregadão" são ofensivos à imagem de Jesus e à fé cristã, configurando um caso de dano moral coletivo.

“O discurso de intolerância religiosa praticado em evento público, com as cenas transmitidas via Internet e repercutido amplamente na imprensa brasileira, acarretou grave dano à coletividade atingida em seus valores mais preciosos”, afirmou.

A entidade também questiona o financiamento público das performances, citando que o "Bloco da Laje" recebeu subsídios da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

A ANAJURE solicita ao MP do Rio Grande do Sul a investigação da responsabilidade civil e criminal dos envolvidos, além do uso de verba pública para financiar performances consideradas ofensivas.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/juristas-evangelicos-denunciam-bloco-por-blasfemia-contra-jesus-ofensa-fe-crista.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes