A venda de íris e a marca da Besta

  • 18/02/2025
A venda de íris e a marca da Besta
A venda de íris e a marca da Besta (Foto: Reprodução)

Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus (Salmos 20:7).

Nos últimos tempos, temos sido bombardeados por notícias sobre a "venda de íris", ou seja, o escaneamento da íris ocular em troca de criptomoedas (moedas digitais). A Tools for Humanity (TfH), empresa fundada por Sam Altman, o mesmo investidor da OpenAI (ChatGPT), é uma das protagonistas dessa tecnologia. Seu projeto, chamado World ID, visa criar um RG Global, supostamente para confirmar a humanidade do usuário e diferenciá-lo de robôs e inteligências artificiais (IA).

Welcome to the real human network. pic.twitter.com/Kq9d0NIdAv

— World (@worldcoin) February 18, 2025

A evolução dos métodos de autenticação humana é notável. Saímos das senhas tradicionais para biometria facial, digitais, arcaria dentária e, agora, escaneamento da íris. Todavia essa evolução também levanta questões sobre privacidade, controle e manipulação de dados, mesmo com medidas de segurança avançadas, nada é verdadeiramente inviolável.

Na era digital, a liberdade humana está sendo progressivamente confinada aos detentores dos sistemas. Câmeras de segurança, triangulação de geolocalização, IA preditiva... tudo está sendo utilizado para acompanhar, acuar e influenciar as pessoas. A tecnologia, quando usada para o bem, é uma ferramenta poderosa, mas nas mãos erradas, torna-se um instrumento de controle e manipulação.

O profeta Daniel já havia alertado sobre este tempo: ... muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará (Daniel 12:4). O crescimento do conhecimento trará consigo um desejo cada vez maior de poder e domínio sobre a humanidade.

O maior perigo dessa tecnologia é o caminho para a manifestação do anticristo. A Palavra de Deus nos adverte: Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora (1 João 2:18).

Os perigos da exposição biométrica

Violação da privacidade: Dados biométricos são sensíveis e sua coleta abre precedentes para usos antiéticos ou mal-intencionados.

Falta de transparência: A empresa não deixa claro como os dados serão utilizados, armazenados ou para quem serão vendidos.

Riscos de segurança: Biometria pode ser usada para monitoramento massivo, tornando indivíduos vulneráveis a fraudes e perseguições futuras.

Como Deus pode me proteger?

Todo cristão precisa de sabedoria e discernimento nestes tempos. Jesus nos alertou: Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas (Mateus 10:16).

Os lobos estão à solta. Os filhos das trevas estão manipulando e agindo com mais dissimulação do que antes. Porque o diabo é o pai da mentira, e tem usado de tudo para iludir e enganar as pessoas, a não se manterem em santidade, i.e., separados desse mundo carnal, materialista e pecaminoso. Não significa que temos que nos isolar, mas termos consciência intencional de que não somos desse mundo. Existe um governo nesse mundo que jaz do maligno, mas o governo de Deus, i.e., o reino de Deus, é para aqueles que intencionalmente, permanecerem em Jesus, o Cristo.

Não há relatos que confirmem ou neguem que a prática do uso da biometria de alguém seja antibíblica, mas a Bíblia nos orienta a ser sábios. É importantíssimo estar ciente dos riscos envolvidos na venda de dados biométricos e avaliar cuidadosamente os termos e condições antes de participar de projetos como o World ID.

Mesmo não tendo uma regulação global, independente disto, é necessário que o indivíduo pare de ser ingênuo, simples, e deixar-se conduzir para o engano. A Bíblia diz em Provérbios 14:15, O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. Provérbios 27:12, O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena. Ou ainda em Provérbios 22:25, 27, Não sejas dos que, com um simples aperto de mão, se deixam ficar por fiadores de dívidas alheias.

Paz e segurança?

A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:3, Pois quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. E em Jeremias 6:14, Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz! Quando não há paz.

O mundo busca uma paz artificial, mas Deus nos alerta para vigiar e orar. Os dias são difíceis e maus, mas Jesus está conosco! Não estamos sós.

A identidade global e a digitalização de tudo podem parecer avanços, mas também são um ensaio para o que estará por vir. Assim como a pandemia do Covid-19 preparou o mundo para novos padrões de controle, novas "pandemias digitais" estão sendo arquitetadas para desestabilizar indivíduos, famílias, comunidades e governos.

Quando uma geração é dependente da inovação, ela desaprende parte de sua origem, correndo o risco de esquecer Deus e confiar na obra de suas próprias mãos. A inovação muda a história, mas ‘diminui’ os fundamentos da geração seguinte. Vigiai! Como disse o pregador, Charles Spurgeon, O diabo nunca oferece veneno puro, mas mistura-o com a verdade para enganar aqueles que não vigiam.

Até o escritor C.S. Lewis repetiu essas palavras: O maior truque do diabo foi convencer o mundo de que ele não existe.

Um conto sobre vigilância

Um rei convidou seus guardas e disse: Vigiai a minha porta. Não deixem que estranhos entrem. Os guardas permaneceram atentos e ninguém conseguiu invadir. Porém, um serviçal que já estava dentro do palácio corrompeu o coração do rei e roubou seu trono.

A verdade é: vigiamos o que entra pelos olhos e ouvidos, mas nos esquecemos de vigiar o que já está no coração. Jesus disse em Mateus 15:18 e 19, Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.

Portanto, que possamos vigiar e orar, para que não entremos em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mateus 26:41). Que Deus nos conceda discernimento nestes dias.

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia (1 Coríntios 10:12).

Mais uma vez afirmo, o problema não é a inovação, as o ser humano que baixa as guardas e aceita tudo sem senso crítico ou filtro. O excesso de si, tornou o ser humano, orgulhoso e frágil para os sorrateiros ardis do diabo.

O escaneamento da íris não é o sinal da besta, mas um ensaio para o que está por vir. Vigie e ore para não cair em tentação. Tudo isso sendo um preparo para a manifestação do anticristo. Como diz em I João 2:18 e 19,  ... já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.

Maranata ora, vem Senhor Jesus!

 

Fernando Moreira (@prfernandomor) é pastor na Igreja Batista do Povo em Americana - SP. Bacharel em Ciência da Computação e Teologia. Mestrado em Ciência da Computação. Doutorado em Teologia e MBA em Vendas, Marketing e Geração de Valor. É membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), executivo de tecnologia, mentor de carreiras executivas, conselheiro administrativo, palestrante, conferencista e autor de vários livros.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Alucinações da IA ou dissimulações do Anticristo?

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/fernando-moreira/venda-de-iris-e-marca-da-besta.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes